quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Pirâmides espalhadas pelo mundo

A primeira imagem que vem à cabeça quando se pensa em pirâmides é a do extenso deserto do Egito mas nem todas as pirâmides ficam neste local do mundo. De facto, há muitas estruturas piramidais espalhadas por diversos continentes e construídas por civilizações agora extintas.

Outros locais do mundo onde existem pirâmides

Vamos começar a nossa viagem pelo mundo e descobrir estas misteriosas construções.

Pirâmides de Teotihuacán, México

As pirâmides do México foram construídas pelos Astecas, civilização já extinta por culpa dos colonizadores espanhóis na conquista do domínio das terras e das doenças que trouxeram, para que tivessem mais próximos dos seus deuses.

Pirâmides astecas


No topo da pirâmide ocorria um ritual macabro no qual 4 sacerdotes seguravam num guerreiro que serviria de sacrifício enquanto um quinto sacerdote com a ajuda de uma faca afiada removia o coração. Acreditavam que quanto mais sangue fosse "oferecido" mais chuva os deuses lhes trariam.

No México também é possível encontrar construções de outra civilização bastante conhecida, os Maias. Já ouviu falar do fim do mundo de 2012? Se está a ler isto é porque a profecia não se realizou mas o curioso é entender como a deturpação dos factos históricos podem originar erros como este. Afinal, o ciclo de 5125 anos no qual era contabilizado o tempo por esta civilização ia terminar e como eles não deixaram "calendários" novos todos entraram em pânico. 

Monks Mound, Estados Unidos da América

No estado de Illinois, nos EUA é possível encontrar a pirâmide Monks Mounds. Foi construída pela cultura mississipiana entre os anos 900 e 950. Ninguém sabe porque a construiram mas supõe-se que tenha tido um papel religioso.

À esquerda podem ver como se encontra atualmente a pirâmide e à direita uma representação do que provavelmente era.

pirâmides nos estados unidos da américa
Pirâmides nos EUA


Yonaguni, Japão

Esta estruturas são muito mais enigmáticas do que todas as outras, o motivo é que elas não foram encontradas em terra mas debaixo de água em 1987. As datações feitas revelaram que estas têm cerca de 8 mil a 11 mil anos de idade e sendo assim, uma das construções mais antigas da Humanidade.

Só que não é consensual. Uns dizem a origem destas ruínas foi da civilização Mu enquanto que outros dizem que as formações são de origem natural. É difícil aceitar que isto seja obra da natureza quando se vê as imagens.

Yonaguni no fundo do mar
Yonaguni no mar do japão


Ao aceitar como certa a datação, a civilização que criou estas estruturas é ainda mais antiga do que o Egito e que o clima na altura seria muito diferente, uma vez que só ficou submersa com o degelo e a consequente subida do nível do mar.

Visoko, Bósnia

Esta pirâmide não têm muitos apoiantes e acredita-se que seja invenção de um homem que de alguma forma quer ganhar dinheiro ou notoriedade.

Os apoiantes baseam-se em teorias climáticas e civilizações que estariam estabelecidas no local que construiram a "pirâmide do sol". Osmanagic, líder do grupo de arqueólogos, afirma que o achado é real e que dificilmente a natureza criaria algo assim:

pirâmide na europa

Osmanagic afirma que a construção teria uma finalidade fúnebre e tem cerca de 2500 anos. A "descoberta" teve um impacto positivo na economia local onde se criou um autêntico negócio à volta de algo que até ao momento não teve provas.
"Finalmente temos algo de positivo a acontecer neste pequeno e arruinado país" - Osmanagica respeito da sua descoberta
Se todos acreditarmos numa mentira para um bem maior, tal é aceitável? Acho que este é um dilema moral que não passa na cabeça de ninguém quando se discute a veracidade da pirâmide mas a suas consequências parecem ser até ao momento mais positivas do que negativas num país que foi devastado pela guerra e o turismo parece ser uma tábua de salvação.

Qual a sua opinião sobre o preço da mentira da pirâmide de Visoko? Acha que as construções no Japão guardam um mistério surpreendente para a Humanidade? Que pensa da finalidade que deram os Astecas às suas pirâmides? Comente abaixo!



Sem comentários:

Enviar um comentário