quarta-feira, 16 de março de 2016

A música dos suicidas

O suicídio é um infeliz escolha que muitas pessoas tomam e é muito importante perceber os contornos que levam as pessoas a tomar esta decisão.

Por vezes os motivos que levam ao suicídio não são claros e envoltos num enorme mistério. Você sabia que há uma música apelidada de "A Música Húngara do Suicídio"?

A música hungara do suicídio

A música talvez seja a mais deprimente com o sugestivo nome de "Domingo Sombrio" (original húngaro: Szomóru Vasárnap) e conta a história do sofrimento psicológico agonizante de alguém que perdeu o seu amor e se vai matar para se reunir com ele.

Uma das suas primeiras vítimas desta melodia fatal foi um dos seus autores que com medo de nunca mais escrever outra música de sucesso acabou com a sua vida.

A música Domingo Sombrio esteve envolta em mais de 100 suicídios

Em 1936 uma revista listou os estranhos casos que ligam esta música a mortes por suicídio como um homem que foi encontrado com um verso da música perto de si, outras que se afogaram com a partitura ou que deixaram esta vida ouvindo-a. A música chegou a estar banida nos canais ingleses da BBC e em alguns pontos de venda nos EUA.

A música em si não pode ser responsabilizada pelos actos cometidos, a música foi lançada durante a "Grande Depressão", uma crise económica sem precedentes onde muita gente não tinha o que comer. O meio socioeconómico parece ser um dos factores preponderantes no suicídio.

Efeito de Werther explica porque as pessoas tendem a cometer suicídio ao ouvirem e lerem sobre o assunto

O mais provável é que a música cause o "Efeito de Werther", em referência ao romance de Johan Goethe, "Os Sofrimentos do Jovem Werther", no qual a personagem se mata após uma desilusão amorosa. Este fenómeno da psicologia pode ser descrito de forma simplista como um "efeito de imitação" no qual quem sofre decide imitar aquilo que vê ou lê por sentir uma identificação patológica com o ocorrido.

Este romance, assim como a música, foi censurado em vários países europeus após uma vaga de suicídios juvenis. Hoje em dia os meios de comunicação têm uma sensibilidade diferente e gerem as notícias para evitar o efeito de Werther.

Caso esteja a ler isto e precisa de ajuda pode contactar em Portugal a SOS Voz Amiga pelo nº 21 354 45 45 ou no Brasil o Centro de Valorização da Vida pelo nº 141

O que acha disto? Conhecendo o efeito de Werther, acha que os meios de comunicação transmitem correctamente as suas notícias?




Sem comentários:

Enviar um comentário