quarta-feira, 27 de abril de 2016

Onde estão os reis do drag?

Drag Queens são homens que se vestem em roupas de mulheres normalmente para fins performáticos são os mais conhecidos, inclusive há um programa norte-americano, "RuPaul Drag Race" no qual elas competem para ver qual é a melhor mas fica a pergunta, se há Drag Queens onde estão os Drag Kings?


mulheres se vestem de homens

Drag Kings são uma raridade, como se fossem espécie que quase ninguém viu pessoalmente e que a maioria conheceu  num artigo na revista National Geographic publicado décadas atrás.

Por exemplo, na Irlanda são conhecidas cerca de 50 Drag Queens que trabalham regularmente e apenas 4 Drag Kings.

Muitas destas mulheres começaram a se transformar em "kings" sem realmente se apercerber de que no fundo a motivação era causada pela identidade de género e pouco depois iniciaram o seu processo de transição, assim deixam de ser Drag Kings e passam a ser homens.

Um outro motivo é como o mundo gay encaram as mulheres. Nas palavras de um dos poucos conhecidos Drag Kings, o mundo gay reflecte a sociedade patriarcal, dando mais destaque e valor aos homens gays do que às mulheres lésbicas.

Esta opinião é discutível mas vivida e sentida por ela por isso deixemos os julgamentos de fora.


Felizmente as coisas estão a mudar, a título de curiosidade, na Inglaterra abriu o primeiro bar Drag King chamado Konbini.

Mas como se transformam? Como os "Drag Kings" são?

O corpo feminino precisa de ser moldado para se parecer com um corpo masculino. A parte mais difícil é sem dúvida esconder os seios e esconder o corpo em forma de ampulheta. Depois a caracterização passa por vestir roupa masculina e adicionar barba e cabelo curto.

drag king
Goldie Peacock, foto de Lauren Schneiderman

Drag King se montando
Spikey Van Dykes se preparando para um show

Antes e depois num Drag King
Landon Cinder antes e depois

Tal como com uma Drag Queen, também devemos reconhecer o trabalho e o esforço necessário para encarnar um personagem. Esperemos que de futuro seja de sucessos.
 
Fiquem abaixo com um clipe musical em que transformaram actrizes famosas em Drag Kings





Sem comentários:

Enviar um comentário