quarta-feira, 6 de julho de 2016

Máquina de ler mentes

Existe uma máquina de gravar sonhos

Há uns tempos trouxemos aqui a história de uma experiência feita com um gato e a descoberta fantástica que é ter a capacidade de entender o que se passa dentro da sua cabeça mas ficou a dúvida, e se fosse feito com humanos?

Uma universidade nos Estados Unidos conseguiu algo surpreendente, usando horas de vídeos aleatórios conseguiram criar uma máquina que consegue saber o que alguém está a ver.

máquina de gravar sonhos

À semelhança do que foi feito com a experiência com o animal, foram gravados os padrões cerebrais das pessoas e depois o computador aprendeu o que cada um representava. Assim, ao ler os padrões o computador consegue "adivinhar" o que a pessoa está a ver.

No Japão usaram a mesma técnica mas para tentar descobrir o que as pessoas estavam a sonhar. O resultado não é tão bonito quanto o primeiro mas pode ser um bom começo para a tão desejada máquina de gravar sonhos.

Algo que ainda não foi referido mas que vocês certamente vão notar no vídeo abaixo é que ele está cheio de interferências. Por vezes surgem imagens sobrepostas ou por instantes as pessoas são substituídas por outras. A teoria é que enquanto a pessoa está a ver algo o cérebro faz o trabalho de procurar na memória algo parecido e associa aquilo que vê a outros objectos, situações ou conceitos.

Assista ao vídeo:





Sem comentários:

Enviar um comentário