quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Mulheres que são loucas por gatos

Ter animais de estimação pode recompensador, mas a partir de que momento, tal se pode tornar num tormento? Já ouviu falar das Loucas dos Gatos?



Tanto homens como mulher podem desenvolver um apego exagerado com os gatos, popularmente as mulheres são chamadas de Crazy Cat Ladies ou de Louca dos Gatos, um termo bastante pejorativo que está associado à outra face da moeda do amor pelos animais.

Normalmente estas mulheres são estereotipadas como sendo solteiras, de meia-idade e feias, tendo uma vida sexual mais morta que o Mar Morto e consideram os seus gatos como os seus filhos ou como os seus namorados. Esta visão estereotipada esconde um lado mais sombrio sobre a vida destas pessoas. Algumas sofrem realmente de uma doença, sentem uma necessidade extrema de resgatar animais abandonados pondo por vezes em perigo a sua própria saúde ao coabitar com um grande número de animais, ou com animais doentes ou sem as condições sanitárias minimamente exigidas para se ter animais de estimação. Acumulam um grande número de animais e a sua vida passa a girar em torno deles.


louca dos gatos, mulheres que adoram e que têm muitos gatos
Personagem nos Simpsons conhecida por ser a louca dos gatos

Outras vezes o que causa este amor desmesurado é a solidão ou depressão. A ausência, no seu ponto de vista, de relações satisfatórias ou outras fracassadas causam um dano que é traduzido pela transferência do afeto de humanos para os amigos de quatro patas considerados mais fiáveis e recompensadores.

Seja qual for o motivo que leva estas pessoas a acumular animais, a sociedade deve ter compaixão e julgar menos. 

Outras teorias estão associadas a um parasita que causa a toxoplasmose, o Toxoplasma gondii, cujo ciclo de vida passa pelos gatos e que pode literalmente estar a tornar as pessoas doidas por gatos. Estudos provaram que ratos infetados pelo parasita deixam de ter medo dos gatos, o seu predador, e começam a se comportar de um modo nada natural. Em vez de fugir e se esconder na presença de gatos, os ratos literalmente vão ao encontro deles.

Ratos são atraídos pelos gatos quando infectados por um parasita que altera o seu cérebro
A toxoplasmose altera o comportamento natural dos ratos

O cérebro dos ratos é afetado pelo parasita que transforma o medo em atração. A teoria diz que o parasita pode estar a causar o mesmo comportamento nos humanos e assim explicar o fascínio e o amor incontrolável pelos gatos.

Em 2009 foi apresentado o documentário "Cat Ladies" que conta a história de quatro mulheres dedicadas aos seus animais e que podem ver um excerto abaixo e assim compreender um pouco melhor estas pessoas.


A louca dos gatos por acontecemcoisas


Sem comentários:

Enviar um comentário