sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Descubra a amusia

O que tem em comum, o 18º presidente dos Estados Unidos com Che Guevara? Ambos não apreciavam música. Alguém que não gosta de música ou é incapaz de distinguir trechos musicas pode parecer desinteressante, mas só à primeira vista.



Amusia é uma condição peculiar que leva a que pessoas não reconheçam diferenças de tons e tenham a incapacidade no processamento musical. Para elas música não soa da mesma forma que para os outros.

Crianças mesmo antes de um ano de idade já conseguem percepcionar a música com grande detalhe de forma em muito similar aos dos adultos, parece que os seres humanos têm a capacidade inata de processar a música.

Amusia e a música
A amusia afecta a capcidade musical

A música parece ter um efeito gigantesco nas nossas vidas, apreciamos ouvi-la, ela influencia as nossas emoções e até as nossas decisões. Pessoas com amusia não tem a mesma capacidade que os restantes.

Esta condição pode ser resultante de uma condição congénita ou adquirida e não afeta outras funções cognitivas como o discurso ou percepção espacial, por exemplo.

A amusia foi identificada em dois períodos distintos, em 1825, quando F. Gall identificou um “órgão musical” numa região do cérebro que pode ser danificado em caso de doença ou acidente e 40 anos depois, Jean-Baptiste Bouillaud descreveu uma série de casos que envolveram a perda de capacidades músicas.

Se quer fazer um teste para ver se sofre de amusia visite este site » http://www.psy.mq.edu.au/me2/index.php/tests/



Descubra a amusia por acontecemcoisas




Sem comentários:

Enviar um comentário